contato@institutotherezatosta.org +55 21 99823 -0917 Rua Murilo Alvarenga,140 - Campo Grande - RJ

Instituto TherezaTosta

O Instituto Thereza Tosta, fundado em 01 de Fevereiro 2016, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, nasceu após um serviço voluntário da Presidente e fundadora, Regina Tosta em uma Instituição de atendimento à criança e ao adolescente, no contraturno escolar- denominado pela Assistência Social de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, na função de Coordenadora e Professora do Curso de Informática denominado “Sala Tecnológica ÚTIL”, no bairro de Ramos (local de risco e altas vulnerabilidades sociais), o qual esta parceria durou treze anos. A partir dessa experiência, a presidente e fundadora da OSC Instituto Thereza Tosta, passou a estudar e adquiriu uma expertise na área do Terceiro Setor, onde abrangeu não somente a execução dos serviços, mas também o aspecto legal e formal deste, e com isso, surgiu o INSTITUTO THEREZA TOSTA.

O Instituto Thereza Tosta reger-se-á pelo seu próprio Estatuto Social, seus Regulamentos e pela Legislação em Vigor, no que lhe for aplicável em caráter filantrópico, assistencial, recreativo e educacional, social, sem cunho político ou partidário, com finalidade de atender a todos que ela se dirigirem, independente da classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa com garantia de gratuidade aos serviços socioassistenciais. Tem por finalidade a promoção de atividades de relevância e interesse público, atendendo a todos os públicos interessados, crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, homens, idosos, pessoa com deficiência, voltadas para a promoção da assistência social e de programa social, ensino do esporte, ensino de música, Artes, Meio Ambiente, entre outros que requeiram atenção na área de proteção básica.

Seu maior objeto de trabalho é o da Criança e do Adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco social. Voltado para política pública da Assistência Social, na direção do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em sua tipificação socioassistencial – o Serviço de Proteção Social Básica, ou seja, na parte de prevenção às situações de riscos. Traz em seu escopo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, de atendimento ao “Projeto Campo Grande”, situado no bairro Campo Grande – RJ. As ações e as atividades, são de cunho socioeducativas, contrário ao período escolar, em forma de Grupo, no método Oficinas e Ações Comunitárias (atividades esportivas, culturais, de lazer, Arte e Atividades Lúdicas). As oficinas são estratégias para a integração dos eixos do serviço com os temas abordados e contribuem para reforçar a adesão e o compromisso dos usuários com o serviço. Por meio do acesso dos usuários à arte, à cultura, ao esporte e ao lazer, busca-se ampliar as oportunidades para a sua inclusão social. Nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, são desenvolvidas atividades planejadas, sistemáticas, considerando as especificidades relacionadas aos ciclos de vida dos assistidos (faixa etária), bem como as suas potencialidades, as vulnerabilidades e os riscos sociais presentes no território em que se encontram.

 
Grupo do WhatsApp para Tirar Dúvidas.

O que é OSC ?

Uma Organização Sociedade Civil – OSC (antiga ONG) é uma organização de interesse público e não governamental. Faz parte do terceiro setor da sociedade civil; ou seja, são organizações privadas sem fins econômicos, legalmente instituídas com o objetivo de promover o desenvolvimento social.

 
 
 

O Projeto de Informática chama – se Projeto Capacitex Web , vem dar o suporte de inclusão digital, onde atualmente toda comunicação, trabalho, lazer e geração de renda, perpassa por esta preparação inicial de forma lúdica e educativa, para que no próximo ciclo de vida como jovens, já terão base na área da tecnologia. Venha rechear seu curriculo ou aprender a vender na web.

 
 

Este e um projeto que atende crianças de seis anos de idade e adolescentes de até quinze anos de idade, onde está previsto a formação e execução de oficinas socioeducativas (culturais, artes, meio ambiente, esportiva e apoio educacional), organizadas por ciclos de vida, ou seja, por faixa etária.

 
 
O Instituto está presente nos órgãos de controle social, na comunidade, nas vidas das famílias do público-alvo e sempre disposto a enfrentar novos desafios em prol do bem comum.

NOSSOS DOCUMENTOS DEMONSTRANDO TRANSPARÊNCIA EM NOSSAS AÇÕES.

Por exemplo, a constituição de uma associação de direito privado ou OSC(ONG) é um documento que estabelece suas finalidades, objetivos, estrutura organizacional, normas de funcionamento e responsabilidades dos membros. Esse documento é fundamental para garantir a transparência e a legalidade das atividades desenvolvidas pela organização, além de servir como um instrumento de prestação de contas aos seus associados, financiadores e à sociedade em geral.

Desde de 2023  , fazemos parte do Instituto de Direito Coletivo (IDC) e por isso temos nossa página de transparência legalmente constituída com eles.

Instituto de Direito Coletivo (IDC). Um grupo de juristas e amigos que tinha certeza de que o Brasil precisava concretizar os direitos previstos na Constituição e que acreditava que a forma mais efetiva para isso era por meio da atuação coletiva e coordenada.