contato@institutotherezatosta.org +55 21 99823 -0917 Rua Murilo Alvarenga,140 - Campo Grande - RJ

Banda Wifi

          O contato orientado e contínuo de crianças e adolescentes com diferentes manifestações do fazer cultural manifesta benefícios que ultrapassam a dimensão artística. A realização de um programa de oficinas culturais apresenta também impactos positivos no âmbito social e educacional. A aplicação de programas voltados para vivências programadas com a arte é um instrumento efetivo de descoberta e formação de novos talentos artísticos. É essencial para o sucesso das políticas públicas do país e para o exercício pleno dos direitos culturais que o hábito do fazer e do consumir arte e cultura seja cultivado democraticamente desde as idades mais recentes. As oficinas artístico-culturais incentivam a convivência pacífica, a tolerância e o respeito às diferenças. Em comunidades socialmente vulneráveis, permeadas, muitas vezes, pela pobreza e pela violência, a arte é um caminho seguro para a paz e para a cidadania.           

          Individualmente, os participantes de projetos como esse são incentivados ao exercício de capacidades motoras e cognitivas, ao desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico, habilidades e faculdades essenciais para a vida acadêmica, profissional e em sociedade. O projeto alinha-se com finalidades explícitas da Lei Roaunet, como: o incentivo a ampliação do acesso da população à fruição e à produção dos bens culturais; o fomento a atividades culturais afirmativas que busquem erradicar todas as formas de discriminação e preconceito e o apoio a atividades compatíveis com os princípios constitucionais e os objetivos preconizados pela Lei no 8.313, de 1991, assim consideradas pelo Ministro de Estado da Cultura. Vistas as dificuldades estruturais de implementar projetos de formação de púbico à longo prazo, essas ainda mais agudas em comunidades carentes, a aprovação do projeto na Lei Rouanet e consequente captação de patrocínios é uma das únicas alternativas viáveis para a realização da iniciativa.       

          Portanto, a criação deste espaço musical no Bairro Campo Grande, no município do Rio de Janeiro não apenas um investimento em cultura, mas também um investimento no futuro da população dessa comunidade. Ao promover a autoestima, a identidade cultural e a inclusão, o projeto tem o potencial de transformar vidas e fortalecer a coesão social, criando um legado duradouro de desenvolvimento humano e sociocultural.

           Este projeto música está alinhado nos seguintes objetivos: Objetivo 04 – Educação de Qualidade, porque vai estabelecer parcerias com escolas públicas para complementar o currículo existente, enriquecendo a experiência educacional dos alunos e a música é uma forma poderosa de desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais, contribuindo assim para uma educação mais abrangente e holística. E o Objetivo 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico porque vai abrir portas para ingresso nas forças armadas como instrumentistas e como oportunidades em bandas de músicas populares.

 

Venha Conhecer o Instituto Thereza Tosta.