O Instituto Thereza Tosta, fundado em 01 de Fevereiro 2016, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, nasceu após um serviço voluntário da Presidente e fundadora, Regina Tosta em uma Instituição de atendimento à criança e ao adolescente, no contraturno escolar- denominado pela Assistência Social de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, na função de Coordenadora e Professora do Curso de Informática denominado “Sala Tecnológica ÚTIL”, no bairro de Ramos (local de risco e altas vulnerabilidades sociais), o qual esta parceria durou treze anos. A partir dessa experiência, a presidente e fundadora da OSC Instituto Thereza Tosta, passou a estudar e adquiriu uma expertise na área do Terceiro Setor, onde abrangeu não somente a execução dos serviços, mas também o aspecto legal e formal deste, e com isso, surgiu o INSTITUTO THEREZA TOSTA.
O Instituto Thereza Tosta reger-se-á pelo seu próprio Estatuto Social, seus Regulamentos e pela Legislação em Vigor, no que lhe for aplicável em caráter filantrópico, assistencial, recreativo e educacional, social, sem cunho político ou partidário, com finalidade de atender a todos que ela se dirigirem, independente da classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa com garantia de gratuidade aos serviços socioassistenciais. Tem por finalidade a promoção de atividades de relevância e interesse público, atendendo a todos os públicos interessados, crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, homens, idosos, pessoa com deficiência, voltadas para a promoção da assistência social e de programa social, ensino do esporte, ensino de música, Artes, Meio Ambiente, entre outros que requeiram atenção na área de proteção básica.
Seu maior objeto de trabalho é o da Criança e do Adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco social. Voltado para política pública da Assistência Social, na direção do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em sua tipificação socioassistencial – o Serviço de Proteção Social Básica, ou seja, na parte de prevenção às situações de riscos. Traz em seu escopo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, de atendimento ao “Projeto Campo Grande”, situado no bairro Campo Grande – RJ. As ações e as atividades, são de cunho socioeducativas, contrário ao período escolar, em forma de Grupo, no método Oficinas e Ações Comunitárias (atividades esportivas, culturais, de lazer, Arte e Atividades Lúdicas). As oficinas são estratégias para a integração dos eixos do serviço com os temas abordados e contribuem para reforçar a adesão e o compromisso dos usuários com o serviço. Por meio do acesso dos usuários à arte, à cultura, ao esporte e ao lazer, busca-se ampliar as oportunidades para a sua inclusão social. Nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, são desenvolvidas atividades planejadas, sistemáticas, considerando as especificidades relacionadas aos ciclos de vida dos assistidos (faixa etária), bem como as suas potencialidades, as vulnerabilidades e os riscos sociais presentes no território em que se encontram.
Nossa missão é promover o desenvolvimento socioeconômico ambiental do bairro Campo Grande no Rio de Janeiro, atendendo as famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de Programas e Projetos que assegurem a realização de atividades socioeducativas, de qualificação profissional, geração de renda e ambientais.